quarta-feira, 13 de março de 2013

Fantasmas

Falhou-me uma Habilidade na respectiva publicação, falha que pretendo corrigir agora na publicação sobre fantasmas:

Vejo Pessoas Mortas - permite mudar um dado de face 3, correspodente a acções de pesquisa, para a face 6, correspondente ao oculto.

No documento de jogo irei ter mais Habilidades, mas sintam-se à vontade para me enviar sugestões nos comentários.

E agora, Fantasmas.


Os jogadores que decidirem jogar um fantasma vão ter uma experiência diferente da dos jogadores que encarnarem personagens vivos. Os fantasmas não podem interagir normalmente com os outros personagens, o que significa que actos tão simples como falar devem ser interpretados de maneira diferente; o jogador não pode simplesmente anunciar "eu digo isto" porque o seu personagem está num nível diferente, onde as vias de comunicação são diferentes.

Apesar disso, os fantasmas ainda têm alguns truques que podem usar para comunicar com os vivos. Para começar, a sala onde estão fica imediatamente com temperaturas negativas, independentemente de o fantasma estar a interagir na sala ou não. Depois, eles podem murmurar palavras soltas, mas não frases completas ou coerentes; um fantasma pode gritar, mas não pode passar nenhuma mensagem através do som. Além disso, eles podem aparecer incorporeamente aos outros personagens durante breves segundos, fazendo som ou não. Os fantasmas podem ainda manipular objectos, fazendo-os deslocar-se pela sala, se quiserem, com força suficiente para magoar; alguns podem até forçar os corpos dos vivos, falar através deles, manipulá-los, torcê-los ou atirá-los pela sala.

O jogador de um fantasma só pode usar a face 6 dos seus dados, que corresponde ao oculto, mas pode também usar uma das seguintes Habilidades, escolhida durante a parte de criação de personagem, para afectar o dado e mudá-lo para a face 6:

Suspiro - o jogador pode mudar um dado de face 1, quando quiser produzir som; isto não significa que possa falar coerentemente, mas que é mais fácil produzir som
Aparição - o jogador pode mudar um dado de face 4, quando quiser manifestar-se; isto não significa que fique sólido, apenas que é mais fácil aparecer
Poltergeist - o jogador pode mudar um dado de face 5, quando quiser usar e manipular objectos físicos
Titereiro - o jogador pode mudar um dado de face 2, quando quiser tentar controlar o corpo de um personagem

De lembrar que o jogador deve sempre acrescentar um tom de fatalismo ou horror à sua descrição da intervenção do fantasma, para que o ambiente à volta da mesa seja sempre de um jogo de terror. Os fantasmas representam a vontade dos mortos no mundo dos vivos, e isso deverá ser sempre representado como algo tenebroso.

E se não houver fantasmas?

Pode acontecer que nenhum jogador queira jogar uma personagem fantasma, ou que os jogadores acordem entre si que não haja fantasmas na casa.

Isto não quer dizer que o elemento sobrenatural seja descurado. A razão óbvia para colocar o fictício Asilo da Casa do Arco na Serra de Sintra foi que esta está recheada de histórias, lendas e mitos, e ainda hoje é palco do adorações a deuses pagãos, ou pelo menos de brincadeiras de gosto duvidoso.

Um casarão ali colocado sofrerá estas influências, e o mesmo acontecerá aos seus habitantes, pacientes e médicos serão afectados de igual  maneira.

As lendas da Serra de Sintra vão desde lendas dos tempos dos mouros até às mais recentes lendas de fantasmas, passando pelos muito verdadeiros túneis que existem nas serras, servindo de caminho de fuga ou passagem, refúgio de malfeitores e armazém de material contrafeito ou roubado. Além disso, a Serra está pejada de influências e marcas templárias e maçónicas, o que também é sempre um ótimo material para uma sessão que não envolva o sobrenatural, mas que ainda tenha uma aura de mistério e desconhecido - talvez um dos pacientes seja um maçon perseguido? E serão os seus perseguidores reais ou imaginados?

Os jogadores são incentivados a descobrir mais sobre a Serra de Sintra e seus mistérios, e a incorporá-los nos seus jogos.
E só me falta uma entrada, sobre terror e horror, para concluir este jogo; depois é publicá-lo num pdf bonitinho, e passar ao meu próximo projecto.

Um abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário