Este é um ponto um pouco sensível no que diz respeito a rpg's, porque afasta completamente a experiência de jogar a personagem, para passar a ser uma colaboração de criação de histórias, uma vez que a visão que se tem passa a ser quase obrigatoriamente de uma 3ª pessoa.
Apesar disto eu gostava que isto fosse uma opção, para modelar programas de tv e ficção escrita, onde existem vários personagens, que não colaboram instintivamente uns com os outros, às vezes até estão em oposição, e que não estão sempre todos juntos em grupo.
Cada jogador criava uns 2 ou 3 personagens como normalmente, que iam para um conjunto de personagens e que poderiam ser usadas por todos. Depois, o GM escrevia um objectivo para cada cena, e os jogadores escolhiam com que personagem queriam jogar aquela cena. Finda a cena, avançava-se a história.
Isto nem seria assim tão complicado, se cada jogador observasse os Traços de cada personagem.
Num outro ponto, gostaria de experimentar regras para que todos os jogadores estivessem a controlar uma única personagem, como nos filmes Bourne, por exemplo. Todos os jogadores, em conjunto, diziam o que acontecia; talvez houvesse uma mecânica qualquer para ver quem controlava o personagem; talvez houvesse características como Instinto, Emoção, Reacção, Inteligência, com modificadores situacionais, para ver quem controlava o personagem: se ganhasse o jogador do Instinto, então ele poderia descrever como o personagem agiria conforme o seu instinto, e o GM seguiria com a história. Isto é giro, mas será um rpg?
Sem comentários:
Enviar um comentário