domingo, 14 de outubro de 2012

Playtest no Encontro Mensal de rpg de Lisboa

Ontem tive oportunidade de testar o jogo, durante o Encontro Mensal de rpg de Lisboa, graças à boa vontade do Sérgio Mascarenhas, do Henrique Bruno Soares, da Susana Mourão, do Henrique Samii e do João Mariano.

Não estava à espera de ter tantos jogadores, por isso perdemos um pouco de tempo a fazer mais duas personagens; o Sérgio Mascarenhas surpreendeu tudo e todos ao fazer uma Sombra de Fogo, apropriadamente da Esfera de Fogo, e que lhe pedi depois que me enviasse mais informações sobre esta Esfera e suas culturas.

O jogo começou lento, com os jogadores a ambientarem-se uns aos outros e ao próprio jogo, mas a entrar rapidamente no espírito. Quando chegámos à altura de testar as regras de Conflito, a impressão imediata que tive foi que as regras resistiriam, mas que não perdiam em ser um pouco mais sólidas. O Sérgio Mascarenhas foi um porreiro ao apontar potenciais falhas e sugerir melhoramentos.

Quando à história do jogo, não avançámos muito: tivemos muitas paragens, e no fim perdemo-nos um pouco em conversas paralelas, de modo que foi melhor para a coisa e deixar para uma segunda oportunidade. Tentei homenagear o Clive Barker e o H.P. Lovecraft, mas o cenário que tinha idealizado, um feiticeiro que se auto-mutila para potenciar um ritual que chamasse os outros Aetherplastas, ao mesmo tempo dando-lhes um mapa na forma da sua pele ressequida onde as feridas se movimentam e agregam para formar as indicações para as várias Esferas onde possam investigar a razão da sua chamada, mas percebi que é uma ideia demasiado extensa para um one-shot; é uma para uma mini campanha, e talvez a inclua num cenário inicial.

Mesmo que não tenhamos terminado, gostei muito da interacção dos jogadores entre si, da maneira como usaram as Condições, como rapidamente criavam novas Chaves de Cenário, e como usavam a Regra de Drama para potenciar o Conflito, até entre si; a Regra do Karma é que me pareceu dificil de assimilar, e é preciso revê-la (e mudar-lhe o nome: Regra da Influência parece mais apropriado).

Um bom dia de rpg. O meu muito obrigado a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário