Sei que não escrevo aqui há quase um mês, mas não deixo de pensar no jogo quase diariamente; simplesmente não tenho a mesma disponibilidade que antes.
A grande novidade disto tudo é que, na minha ideia para que o jogo fique mais simples, pensei em fazer algo genérico, e só depois me atirar de cabeça para o Aetherplasta; assim, chamei às mecânicas do meu jogo Mais Que Palavras rpg. Mas ainda quero que o jogo seja tático, e que os conflitos sejam divertidos.
Estou a olhar para dois jogos como possíveis inspirações:
- O FU rpg, da Peril Planet. Este jogo acrescenta as condições de "e" e "mas" às descrições, fazendo com o que o resultado tenha quase sempre algo mais dinâmico, e que a ficção de jogo seja mais colorida. Até certo ponto o MQP rpg já faz isto com a mecânica de Drama, mas enquanto que no meu jogo a descrição adicional é completamente opcional, no FU rpg é forçoso se o dado assim o quiser.
- O FATE rpg, de Fred Hicks e Rob Donoghue, com os Aspetos, e a maneira como são manipulados e acrescentaos em jogo. As Chaves no MQP rpg funcionam quase da mesma maneira.
Isto tudo sempre sem usar qualquer tipo de aleatoriedade, dados, cartas, moedas ou o diabo a sete, que é o meu grande objetivo.
Antes de mais, quero refazer a parte da Vantagem, que está confusa, até mesmo para mim. Depois, quero ter regras sólidas para construção de personagens. Depois, quero rever completamente as regras de aetheroplastia. E finalmente, quero consolidar o universo de jogo; ando a pensar não piscar tanto o olho ao Stephen King, para que não hajam infinitos planetas e realidades, mas para que hajam só cinco, um para cada Esfera, e deixar vago se são no mesmo universo ou não.
E é isto. Espero levar este jogo a bom porto...
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