sábado, 27 de agosto de 2011

Planos para o Gates of Inferno

O meu clone de Exalted está sempre presente na minha cabeça, ainda para mais com a quantidade de videojogos que me soam a possível inspiração - desde o God of War, passando pelo Soul Calibur, até ao Torchlight...

Pensei em usar o motor do Cadavre Exquis: existe um Atributo chamado Habilidade, para representar a perícia do personagem, ou Favor, para representar a vontade que os deuses têm em ver o personagem triunfar, ou ainda como Destino, para representar aquilo que os personagens estão destinados a fazer (ou ainda uma qualquer combinação dos três...), que serve de número alvo; depois cada personagem terá várias Perícias à escolha, com Ágil ou Espada, por exemplo, e rolará dados conforme o valor dessa Perícia, com cada número a contar um Sucesso, com os vários Sucessos a contar para o número de acções que o personagem pode fazer naquele turno, e com o valor mais alto do dado a representar quando pode agir, sendo que mais alto representa primeiro, ao contrário do Cadavre Exquis; terá de haver uma maneira qualquer de representar quando o jogador pode tomar acções, se as pode dividir, quanto pagaria por acção, etc. Somado a isto, existirão Manobras ou Técnicas, aquilo que o personagem sabe fazer, as suas habilidades marciais, que dependerão do valor que tiver na Perícia, e que custarão acções para efectuar; depois, Pontos de Estilo, para quando conseguirem encadear Manobras/Técnicas, ao velho estilo de combo dos videojogos onde me baseio.

Os Pontos de Estilo serão uma mecânica para os jogadores, não para os personagens, para que controlem a história, ou aumentem o seu Destino/Favor/Habilidade, ou ambos, ou mais em que pensarei mais tarde.

Claro que terá que haver uma maneira de representar a resistência do personagem, como alguma mecânica para pontos de vida, por exemplo, e ainda se este usa armadura ou não, o que lhe custará acções - fica mais pesado, custa-lhe mais a mexer.

De resto, irei aproveitar o que já escrevi algures: dividir o jogo em cenas de acção, história e puzzle, as cenas de acção dividem-se entre vs mooks e vs bosses, este tendo um mini-jogo, as cenas de história são quando a história avança, as cenas de puzzle são para os jogadores resolverem. Haverá poderes, armas mágicas, magia, e alguma maneira para emular a cena muito fixe no Heavenly Sword quando a Nariko desce as enormes cordas que prendem a torre enquanto se desvia de setas que os mooks disparam contra ela...

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