quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Aetherplasta

Esta é uma resenha para a minha entrada no RPGénesis 2012. Não me comprometo a terminá-la dentro do prazo, mas pelo menos posso expô-la aqui.

Este jogo tem várias influências, tanto ao nível do setting como das regras. Inspirei-me nas obras de Cliver Barker e H. P. Lovecraft, e nos jogos Everway, Mage: The Ascension, Exalted, Unknown Armies, Call of Cthulhu e FATE; percebi entretanto que esta ideia é muito semelhante a uma expansão do Magic: The Gathering, mas não é propositado. Eu gosto do visual, mas é só.

Existem várias realidades, que já estiveram unidas, e entre elas o Éter, que as une, onde habitam os Horrores Inomináveis.

Um Aetherplasta é um imortal, caminhante entre as realidades, capaz de moldar a existência à sua vontade. É um ser de paixões, possuidor de um poder imensurável, que vive preso entre duas escolhas: controlar a vontade que o consome de exercer o seu poder, e arriscar-se a que ao fazê-lo a realidade se rasgue e permita a entrada dos Horrores Inomináveis.

O jogo vai ser completamente não-aleatório. Cada personagem é definida por "palavras-chave", adjetivos sem qualquer quantificação, o que significa que o jogo não tem nada que se assemelhe a "Mágico +5", que num conflito podem ser ativados até proporcionarem duas Vantagens sobre o adversário, e então impôr uma Condição; estas Chaves definem também o cenário, as cenas, e as ações, e podem ser exploradas por qualquer jogador.

O sistema é relativamente simples, mas muito tático, e com dois sub-sistemas, para Paixão e Poder, que ainda não defini completamente; o primeiro permite uma Vantagem automática, o segundo define o tipo de poder que o personagem tem, e ambos só podem ser usados depois de sacrifícios vários.

O universo do jogo é extremamente complexo e ambicioso, por isso vou descrevê-lo apenas superficialmente, dando exemplos dos tipos de mundo para onde podem viajar, e alguns parágrafos sobre algumas culturas desses mundos e seus problemas, assim como a sociedade dos Aetherplastas, dos Arrebatados e dos Arautos, seus inimigos mortais.

Tenciono escrever o jogo durante as férias, e publicar um documento de jogo antes do fim do prazo, mas não irei atualizar o blog durante esse tempo, porque não vou ter acesso à net e porque preciso capitalizar o meu tempo ao máximo, e escrever num blog é gastar tempo.

Espero que me acompanhem!

Sem comentários:

Enviar um comentário